Como combater a insônia na 3ª idade para dormir melhor
A insônia no idoso caracterizada pela dificuldade para iniciar o sono ou para continuar dormindo, é comum a partir dos 65 anos, mas pode ser atenuada com medidas simples, uso de chás para insônia, sucos calmantes ou medicamentos.
A insônia causa uma diminuição da capacidade de concentração, atenção e memória e um aumento da sonolência durante o dia, o que favorece o desiquilíbrio e aumenta o risco de quedas, acidentes, ferimentos e fraturas.
Os idosos com insônia, geralmente, ficam dependentes dos remédios para dormir, pois os usam em excesso e, muitas vezes, sem indicação médica, não conseguindo dormir sem eles.
Como tratar a insônia no idoso
O tratamento para insônia no idoso deve ser indicado pelo médico especialista em distúrbios do sono e inclui identificar a causa da insônia para depois se iniciar o tratamento correto. Depois de identificada a causa, o tratamento pode ser feito com:
1. Bons hábitos do sono
Para garantir uma boa noite de sono é aconselhado:
- Não fumar;
- Evitar o consumo de café, chá preto, coca-cola e bebidas alcoólicas. No entanto, 1 taça de vinho tinto ao jantar, é recomendado;
- Dar preferência às refeições leves ao jantar.
Outro conselho importante para evitar o agravamento da insônia é não cochilar na sala e ir para a cama apenas quando sentir muito sono e tiver certeza que ao deitar na cama irá dormir.
2. Remédios caseiros
Alguns bons remédios caseiro para insônia no idoso são suco de maracujá, chá de camomila e as cápsulas de valeriana, que são naturais e possuem propriedades sedativas, favorecendo o sono, sem efeitos colaterais. Estes podem ser usados ao mesmo tempo que os medicamentos porque complementam o tratamento contra a insônia.
3. Remédios contra insônia
Alguns nomes de remédios para dormir que o médico pode indicar são Lorax e Dormire, mas ele também pode receitar medicamentos indicados para outros fins, mas que também favorecem o sono como os anti-histamínicos: Periatin e Fenergan; antidepressivos: Amytril e Pamelor; ou sedativos: Stilnox.
O que pode causar insônia no idoso
A insônia no idoso deve-se, principalmente, à idade avançada, doenças crônicas, como insuficiência cardíaca ou diabetes, uso de medicamentos e hábitos como tomar muito café ou consumir excessivamente bebidas alcoólicas. Outras causas podem ser:
- Mudança de rotina, como em caso de internamento hospitalar ou viagem;
- Efeitos colaterais de alguns remédios anti-hipertensivos, antidepressivos e broncodilatadores;
- Uso excessivo de remédios para dormir;
- Doenças respiratórias crônicas, como apneia do sono ou asma.
Outras possíveis causas podem ser ansiedade, depressão ou demência, mas como são muitas as causas de insônia no idoso, é muito importante identificar primeiro a causa da insônia para depois o médico indicar o tratamento adequado.
Fonte: Portal Tua Saúde.